quarta-feira, março 29, 2006

PORQUÊ

Se razão maior não houvesse falar dos bombeiros portugueses já seria motivo bastante para a existência deste blog – espaço comunicacional dos tempos modernos. Mas há. Infelizmente, há.
Com mais de um século de existência formal, desde que foram criados os Bombeiros Voluntários de Lisboa (a funcionarem junto ao Camões, em Lisboa), os corpos de bombeiros voluntários continuam a ser o parente pobre de uma sociedade que só se lembra deles quando deles precisa.
Sempre foi assim. E nem é preciso consultar os registos antigos perdidos nas bibliotecas para se perceber que casos como este, com depósito e referência na Biblioteca da Ajuda e onde se referencia

“1869, Outubro 21, Lisboa,
Requerimento de Gregório Alves, condutor da bomba n.º 5, ao rei [D. Luís I], a pedir uma «esmola» por se achar impossibilitado de ganhar a vida, em consequência do desastre de que foi vítima no dia 4 de Junho p.p., na ocasião do exercício geral dos bombeiros, quando descia no saco de salvatório de um 3.º andar na Praça de D. Pedro. [Orig.]
Ms. Av. 54-X-7, n.º 134 “

continuam a justificar merecida e continuada atenção de todos.
Não basta dizer que são 40 mil os bombeiros voluntários em Portugal. Não basta, sequer, fomentar discussões estéreis onde o protagonismo dos intervenientes ultrapassa de longe as reais preocupações que levaram três médicos e um jornalista a tentar levar por diante uma discussão nacional sobre um direito. O que ainda é mais penoso: discutir-se os direitos!
Mas é assim que foi; é assim que vai ser: com os apoios tácitos das câmaras de Oeiras, Sintra, Cascais e, estou certo, de todos os municípios do país – com o envolvimento imprescindível da Associação Nacional de Municípios – começaremos em Maio a colocar o problema da saúde dos bombeiros na agenda pública nacional. E, daqui, se houver decoro e decência, partir, com as autoridades de Saúde, para uma discussão que nos envolva a todos, portugueses, predestinados a sofrer ano após ano, todos os anos, os efeitos nocivos dos fogos florestais, das doenças que eles “auxiliam”, dos problemas cardiovasculares que “nos” matam cada vez mais cedo, das infecto-contagiosas que nos assomam à porta sem que cuidemos delas, do stress pós traumático, do resto…
Classe profissional distinta pelos seus feitos os bombeiros são como todos os outros. Começamos por eles porque devemos começar por eles. Pelo sentido prático de que devemos começar por quem merece, por quem pouco reclama e está sempre disponível.
Em Maio, aproveitando o “Mês do Bombeiro” do concelho de Oeiras, iremos projectar, no Tagus Park, uma discussão séria sobre os efeitos do fumo na saúde e partir daí para uma abordagem mais abrangente sobre as doenças que, sujeitando os bombeiros, nos sujeitam a todos.
Está dado o pontapé de saída para uma discussão que calcorreará municípios levando a cada um deles uma discussão sobre um assunto de saúde que, tendo como light-motiv os bombeiros, cedo se perceberá que nos diz respeito a todos. Para a primeira reunião já “se chegaram à frente” a Câmara Municipal de Oeiras e, espera-se, um laboratório farmacêutico e a Liga dos Bombeiros Portugueses. Começar parece ser o mais difícil. Depois, a nossa missão será imparável; a discussão crescerá e não teremos de discutir direitos. Basta falar neles.
Assim apareça quem queira estar do nosso lado.

Paulo Barbosa

13 comentários:

LM disse...

Começar é sempre tarefa árdua.
Como se pode verificar pelos comentários!
Cumprimentos

Cecília Longo disse...

lm
mas o começo tem o encanto das coisas novas e necessárias... por isso estou disposta a pensar, a utilizar o meu tempo nesta causa...
o blog é um espaço que tem estado em "suspenso" mas é um espaço que já existe.
Acabei de ter a confirmação a reunião é dia 14 no taguspark começa as 14h.
Em breve isto vai animar
beijos
Cecilia

Anónimo disse...

Mais uma vez, acho uma brilhante iniciativa e penso que futuramente será muito falada e comentada, espero tambem a envolvencia dos orgãos e instituições competentes, para que a vosso esforço, seja (re)conhecido, se avançe nesta tematica, que pelos vistos tem uma abragencia muito elevada.

Bom fim de semana.

JMC

LM disse...

Venha então a animação.
14-14...bela paridade!
Beijos

Cecília Longo disse...

JMC
olá se quiseres apoiar o meu email que usa o blog é o meu.
A reunião vai ser no tagus park a 14 maio às 14h
Espero que p+ossamos contar com gente e outros apoios institucionais ....mas tb a solidariedade constroi-se:)
Cecilia

Cecília Longo disse...

lm
também me pareceu bem 14 de maio :)
depois falamos
beijos
Cecilia

Mocho Falante disse...

Boa iniciativa sim senhor, ainda por cima mesmo ao lado de minha casa

abraços

Cecília Longo disse...

ola mocho

a 1ª conferencia vai ser a 14 de maio as 14h no tagus. Podes sempre inscrever-te.
Ate te fica perto
bom fim de semana

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

Excellent, love it! » »