terça-feira, maio 16, 2006

Voluntários sem sistema de saude especifico

O projecto
Alertar saúde para quem vive alerta"

ainda precisa de mais financiamentos para poder ser alargado a toda a população de Bombeiros Voluntários deste país

Retirado do www.lbp.pt : [15-05-2006]

"A chefe de serviço de pneumologia..., Cecília Longo, criticou ontem a inexistência de um "sistema de saúde específico" para os 40.000 bombeiros voluntários portugueses que nem sequer são considerados "profissionais de risco".

À margem da 1.ª Conferência Nacional sobre a Saúde do Bombeiro, em Oeiras, Cecília Longo alertou para o facto de "os bombeiros estarem sujeitos, a problemas específicos de saúde", nomeadamente, a nível da função respiratória e cardiovascular.

O stress pós-traumático, os riscos de contágio de hepatite e SIDA registados quando prestam "cuidados hospitalares e contactam com sangue e objectos contaminados" foram outros exemplos de risco para os bombeiros apontados pela especialista.

Como medida de prevenção, nomeadamente no âmbito respiratório, "o uso de protecções respiratórias é importante", defendeu."Não podemos continuar a assistir aos nossos bombeiros sem protecção térmica, sem protecção respiratória a combaterem fogos", apesar de o fazerem no combate aos incêndios urbanos.

Uma equipa de profissionais ...(Cecília Longo, António Salema e Cristina Vieira) iniciou ontem uma investigação inédita sobre os riscos da exposição ao fumo na saúde dos 40 mil bombeiros voluntários portugueses.Actualmente, apenas os bombeiros profissionais são vigiados no que toca aos danos para a saúde que resultam da exposição ao fumo.

O estudo, que arranca simbolicamente no âmbito desta Conferência Nacional, visa testar inicialmente a função respiratória dos bombeiros voluntários e, posteriormente, os factores cardiovasculares.
Embora não existam estudos epidemiológicos sobre a prevalência de problemas respiratórios ou cardiovasculares em bombeiros portugueses, "estudos internacionais indicam que há mais problemas [nestas áreas] nestes profissionais do que na população em geral", explicitou a clínica.A longo prazo, a inalação do fumo é susceptível de diminuir a capacidade respiratória destas pessoas, que poderão vir a sofrer, nomeadamente, de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), adiantou Cecília Longo, que criticou também que os bombeiros não sejam "considerados uma profissão de risco, o que vai contra todos os estudos internacionais".Além do risco inerente à actividade, o facto de muitos bombeiros voluntários usarem os sistemas de apoio à respiração em incêndios urbanos, mas não nos rurais, "porque muitas vezes é incómodo", contribui para uma maior exposição ao fumo.
O Verão de 2005 em Portugal foi dramático em número de incêndios, que queimaram uma área de 255.920 hectares, quase o dobro do total registado em 2004, de acordo com a Direcção-Geral de Recursos Florestais.O distrito mais afectado pelos incêndios foi Coimbra, com 46.812 hectares ardidos, seguindo-se Vila Real (29.967 hectares) e Santarém, (26.357). "

Actualmente contamos com os parceiros Institucionais seguintes:
Governo Civil do Distrito da Grande Lisboa
Camaras Municipais de Oeiras, Sintra e Cascais
SNBPC, LBP e ANBP
Ordem dos Médicos, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e de Medicina Interna
Associação Portuguesa de Tecnicos de Cardiopneumologia
Industria Farmaceutica: nomeadamente a Boehringer Ingelheim, Merck Sharp and Dome e Actelion Pharmaceuticals Portugal

12 comentários:

The City Lights disse...

Profissionalizarem os Bombeiros, era algo que ja deveria ter acontecido há muito tempo.
Não só para proteger a saúde destes soldados da Paz,mas para lhes dar muitas das vezes, uma formação bastante mais rigorosa, e capaz para aquilo que têm diária e anualmente de enfrentar!
Muitos dos Voluntários, por mais boa vontade que tenham em ajudar, não estão unica e exclusivamente vocacionados para este tipo de trabalho, podendo e sendo muitas das vezes fatal; enfrentam inclusive, e como é obvio, as dificuldades dos seus empregos base ou diários, pois o patrão não encara com bom olhos, o facto de 1 ou 2 funcionários, sair muitas das vezes do seu local de trabalho por um tempo indeterminado, para ir apagar Fogos....porque, até neste aspecto, o Fogo é minorizado pela entidade empregadora.Na volta devem de imaginar que se são chamados voluntários, e toda uma corporação de Bombeiros deva de ser para apagar um Fogo de churrasco no quintal do vizinho!
Os Sapadores têm formação....têm sim sr...mas não são os Super Homens, nem conseguem estar em vários locais ao mesmo tempo!!

Mas....vendo bem as coisas, se os Policias têm de pagar uniforme, armas, coletes, do seu bolso, de andar em carros para lá de ultrapassados e a cair de podres....sinceramente isto não me espanta em nada!

Enfim....é o País que enfrentamos....este sim...é um Fogo que queima!

PS:Excelente blog!

Cila disse...

the city lights
coloca a questão de um modo muito veridico.
Eu fiquei completamente admirada quando descobri que os nossos bombeiros voluntários não tinham acompanhamento médico anual...apesar de sujeitos aos fogos e a stress consideravel, que apesar de serem o suporte da nossa estrutura de socorro estes 40000 homens e mulheres abnegados não tem o retorno que um estado de direito consigna por lei.
Entramos na fase bravo dos fogos agora.... é a altura de debatermos estes temas e de os estudarmos e concretizarmos

Cecilia longo

The City Lights disse...

Olá Cecilia, discordo em parte consigo, a altura de debatermos estes temas, não era agora!!Isso é como ir para um exame final e estudar uma série de volumes nas vésperas!
Há muito que este problema é alertado,há muito que é dito que os Bombeiros não têm condições em todos os níveis, e desde sempre que ninguém faz nada....tapam o sol com a peneira!"Quem fica sempre prejudicado......"
Até nós, meros munícipes,quando vemos os Bombeiros parados nos sinais a pedir uma rifazita, em que o desespero deles já é tanto, que além de se terem de se sujeitar a isso, pedem um minimo de 5 euritos....o que é que a maioria das pessoas faz??fecha os vidros o mais rapidamente possivel,olha pró lado como se não fosse nada com eles, e se tiverem o azar desse Bombeiro lhes bater no vidro, ainda o tratam como se fosse um pedinte que não quer trabalhar e só quer o dinheiro para a droga!!!
Anunciaram uma equipa ultra especial toda X-P-T-O no outro dia da GNR.Mais valia começarem a dizer que a própria GNR são os Super-Homens cá do sitio,porque têm de estar em todo o lado....além de que, mais uma vez, não têm formação para tal!
Ridiculo!!Sinceramente o rumo que o país está a tomar,com o fecho das maternidades sem qualquer nexo,ainda vamos ver os nossos Bombeiros a apagar fogos de balde!!!

City

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Cila disse...

the city...
Respeito a sua opinião mas para recordar e abordar temas as alturas são sempre boas!
Concordo no entanto que quando se entra ja em fase charlie toda a estrutura tem de estar preparada e quem assistiu ha 2 semanas no CCB à apresentação formal do plano sabe de que meios dispomos como nação e com que efectivos se contam.
Apesar do que é dito e durante este ano ter sido feito investimento em material de protecção para os soldados da paz... só espero que este ano não desapareça mais país em chamas.
bom domingo

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»