sexta-feira, julho 06, 2007

Poluição Alerta : Ozono acima do limiar de informação



Com a chegada do verão e da fase charlie alerta máximo da prevenção dos fogos florestais, já temos notícia de distritos em alerta máximo e já ouvimos que há deflagar das chamas.
Mas há outro perigo invisivel, as alterações do ar que respirámos.
Atenção hoje dia 6 de Julho estamos poluidos.......temos níveis de Ozono acima do limiar de informação ao público em Fernando Pó -Marateca-concelho de Palmela valor 183 segundo o instituto da qualidade do ar e as populações circundantes não foram avisadas.
.
Quem está em risco?
Quando o limiar de informação é ultrapassado as crianças, os velhos e pessoas com doenças respiratórias, cardiacos devem estar atentos e restringir o seu nível de actividade física, devem permanecer em casa.
Os doentes respiratórios e cardiacos devem ter à mão a sua medicação de socorro e em caso de necessidade devem contactar o seu médico.
Que podem sentir?
olhos a picar, agravamento da falta de ar, tosse seca, sensação de dificuldade a respirar, nariz seco ou entupido ... estes são algumas das "queixas" que pode ter quando sujeito a níveis de Ozono de superficie alterados.
Onde se informar?
O Instituto de Qualidade do Ar do Ministério do Ambiente tem online informação diária actualizada, mas esta informação não chega à população e à maioria dos mortais.
Será que temos que promover uma campanha de informação quer aos jornalistas quer aos nossos governantes?
Cecília Longo

Sem comentários: