terça-feira, setembro 03, 2013

Cuidados a ter com os Incendios: Porque onde há fumo há mais que fogo

Todos os anos milhares de hectares são consumidos pelo fogo em Portugal. Os fogos são uma ameaça para a vida, para os recursos naturais e para a prosperidade do país. Mas as chamas não são o único perigo. O fumo é uma ameaça à sua saúde. A Associação Chama Saúde lança regularmente alguns conselhos não só para os bombeiros como também para as pessoas em geral.
 “Existem regras práticas para quando há um incêndio na sua área de residência”,  A Associação Chama Saúde aconselha, se estiver próximo de um incêndio, tenha em conta os seguintes conselhos:

- Deve permanecer em casa, manter as janelas, portas e tampas das lareiras fechadas, especialmente se lhe cheira a fumo ou sente os olhos e a garganta irritada.

- Se tem sistemas de purificação de ar deve utilizá-los. Se tem ar condicionado, deve escolher a opção de recirculação do ar tendo cuidado de verificar se os filtros estão limpos, evitando deste modo que o ar exterior entre dentro de casa.

- Se a temperatura está muito elevada dentro de casa e não tem ar condicionado recomenda-se que procure outro abrigo ou ser evacuado para uma zona com menos fumo.

- Não deixe as crianças brincarem na rua nem praticarem desporto ao ar livre.

- Tenha particular atenção com as crianças com menos de três anos porque a sua respiração é mais rápida que a dos adultos e trocam duas vezes mais volume de ar do que os adultos.

- Se tem de atravessar de carro uma zona com fumo, mantenha as janelas e os ventiladores fechados. Se o carro tiver ar condicionado, liguei-o em recirculação interna.

- Se permanecer em casa, não fume, não acenda velas nem qualquer aparelho que funcione a gás ou a lenha, de modo a manter os níveis de oxigénio dentro de casa o mais elevado possível. Evita tudo o que possa aumentar a poluição em casa.

- Perante uma atmosfera com fumo, mantenha a calma. Respire fundo, descontraia e não entre em pânico.

- Os doentes cardíacos e respiratórios devem ter consigo a medicação de SOS e usá-la caso necessário.

- Se tiver ou mantiver as queixas, como por exemplo, tonturas, tosse intensa, falta de ar, peso no peito e dores de cabeça, deve recorrer ao seu médico ou serviço de urgência mais próximo.

- Se precisar de ir para a rua, numa zona com fumo utilize um pano molhado para tapar a boca e o nariz, de modo a evitar a inalação de partículas. No entanto, tenha a noção de que as máscaras usadas para protecção do pó, não são eficazes para proteger os pulmões das partículas finas de fumo. Permaneça perto do solo onde o calor e o fumo são menos intensos.
Cecília Longo


Sem comentários: