quinta-feira, julho 26, 2007

Efeitos na saúde dos incêndios de pneus


Qual o impacto na saúde de incêndios com 10 toneladas de pneus?

-o verdadeiro impacto na população de Ovar ainda está para se averiguar


No entanto o "Tire fire smoke-report for legislature" Office of Environmental Health Hazard Assessment-USA, Maio de 2002 que analisa não só os quimicos envolvidos como alguns dos efeitos na saúde pública das populações deixa algumas pistas.


Assim um fogo de pneus é muito rico em:

-substâncias quimicas irritantes ( tais que,dioxido de enxofre,xilenos, toluenos,aldeidos e estireno)
-traços de dioxinas (dibenzo pdioxinas policlorinatos e dibenzofuranos)e metais pesados que podem contaminar vegetais que se podem alojar na gordura dos animais que serão posteriormente consumidos pelos humanos
- substancias carcinogénicas ( hidrocarbonetos aromáticos policiclicos,benzeno e 1,3 butadieno)
-PM10 : particulas mais pequenas que 10 micras e que penetram no pulmão profundo.

Efeitos na saúde pública baseada em estudos publicados:

Efeitos agudos incluem irritação da garganta, olhos e nariz, exacerbação de asma e de outras doenças respiratórias e potencial exacerbação de doenças cardicas pré existentes. Os idosos estão particularmente em risco. As crianças são também mais vulneráveis que os adultos saudáveis.

Estes efeitos dependem das concentrações das particulas a que as pessoas estão sujeitas


O aumento da concentração em PM10- está relacionada com um aumento de idas à urgência de doentes respiratórios e cardiacos. Cada aumento de 10 microgramas/m3 da concentração de PM10 está aasociado a 1% de aumento na mortalidade, predominantemente em individuos idosos com doença pulmonar ou cardiacapreexistente. (Ex: Londres em 1950 teve concentrações extremas de PM10 e morreram milhares de pessoas).


Se as condições atmosféricas não forem favoráveis ou o fogo de pneus não for rapidamente extinto o impacto na saúde respiratória e cardiovascular é maior e mais grave nas populações.


Em relação `ao risco de cancro e sabendo que a exposição ao fumo que os bombeiros estão sujeitos ao longo de toda a vida é muito maior que na população em geral, de acordo com alguns estudos, estes têm um risco acrescido de cancro.


Cecília Longo

5 comentários:

wind disse...

Estive a ler todos os posts e dou os parabéns à vossa associação pelo trabalho desenvolvido:)

Associação Chama Saúde disse...

wind
muito obrigado.... mas é apenas o incio...muito mais está para vir
Cecilia

Pêndulo disse...

E era tão comum ver-se fazer queima de pneus por aí. Infelizmente ainda se vê.

Parrot disse...

Eu passo ali ao lado a já me tinha chamado a atenção para a quantidade de pneus que ali estava. Nesse dia vinha de Coimbra e quando regressava (saída de Coimbra) já dava para ver o fumo...cá para cima estava escuro. O Pêndulo lembrou uma coisa ainda muito comum, principalmente em algumas aldeias. Na minha infância era muito frequente (Noite de João, véspera de Carnaval, S.Pedro... ), acender a fogueira...que não poucas vezes eram pneus....

Beijo e parabéns

Pêndulo disse...

Como diz o Parrot, no S. João, eu e outros também o fizemos.